Conheça os finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo


Vencedor da competição será conhecido em 29 de setembro, durante a Abav Collab


O Ministério do Turismo e o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo - anunciaram nesta sexta-feira (18.09) as 10 startups finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, realizado com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT). São elas: b2bhotel (PR); Eion Veículos Elétricos (PR); Gear Ventures (SP); iFriend (RJ); Sentimonitor (RS); Sisterwave (DF); Smart Tour/ Smart Tracking (SC); Tripbike (SP); Vivakey – Techospitality (SP); Worldpackers (SP). Ao todo, 790 projetos de 24 estados e do Distrito Federal se inscreveram.


O grande vencedor será conhecido na final online que será realizada no dia 29 de setembro, das 15h às 17h30, durante a Abav Collab, feira virtual da Associação Brasileira de Agências de Viagem. O júri será formado por mais de 20 personalidades do turismo e do ecossistema de inovação - representantes de empresas, governo, incubadoras, aceleradoras e academia. Os 10 finalistas seguem na disputa do prêmio final da competição: uma viagem a Madri (Espanha), com programa de formação oferecido pelo Wakalua Innovation Hub, durante a FITUR 2021, a maior feira de turismo do mundo.


Todas as finalistas já garantiram a classificação para as semifinais da UNWTO SDGs Global Startup Competition, a copa do mundo do setor, e poderão apresentar seus projetos a líderes do turismo durante a final da competição, na Abav Collab. Além disso, asseguram visibilidade nacional e internacional por meio dos canais do Wakalua e do MTur e recebem acesso aos programas e conexão com a rede de contatos do Wakalua.


O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo reúne iniciativas com potencial de fazer frente às necessidades de curto prazo do setor no cenário pós-pandemia de Covid-19 ou que aprimorem serviços já existentes no ramo. Projetos de 13 startups receberam menções honrosas: Binamik Tecnologia (SC) - Digitalização de agências; Broder (PR) - Inclusão Social; Canteiro (CE) - Sustentabilidade; ClickBus (SP) - Transporte rodoviário; Convenix (SC) - Turismo social; Diaspora.Black (SP) - Turismo segmentado; Exper (BA) - Bares e Restaurantes / Região Nordeste; Flapper (MG) - Transporte aéreo; Paytour (RN) - Digitalização turismo receptivo; Precificatur (RR) - Early Stage / Região Norte; Segunda Casa (RJ) - Inovação hoteleira; TripNeed (SC) - Economia Circular; Voll (MG) - Viagens corporativas.


DESAFIO SP - O Desafio SP, uma categoria da competição nacional, também anunciou os finalistas. O torneio, oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Fundação Instituto de Administração (FIA), anunciou os seis finalistas do prêmio especial: três ganhadoras nas subcategorias meios de hospedagem, bares e restaurantes e receptivo turístico recebem uma ajuda de custo de R$ 5.000 para implementar seus projetos. Além disso, a melhor startup também viaja a Madri para a FITUR e o programa de treinamento. As finalistas são: Canteiro (CE); Exper (BA); Fast-In (SP); Higi-N (MG); Mymento (SP); Sentimotor (RS).

Fonte: Ministério do Turismo

#turismo #tecnologia #startup

LOGO TC CDR W.png