Conhece o termo Staycation? Esse pode ser um dos motores da retomada das viagens no país


Semelhante ao “bate-volta” brasileiro, a ideia de aproveitar os lugares próximos da sua cidade é uma tendência no turismo. Confira dicas de staycation perto da cidade de São Paulo

  • Maria Laura Saraiva

Balonismo em Boituva/SP - Crédito: Minuto Ligado

Viajar para longe nem sempre é possível, seja por motivos financeiros ou pelo tempo apertado, ainda mais atualmente, durante a pandemia da Covid-19 e as medidas restritivas. São nesses momentos que o Staycation aparece como uma ótima opção.


Considerado uma tendência da retomada do turismo na Europa, o termo estrangeiro é a junção das palavras stay (ficar) + vacation (férias). A proposta aqui é aproveitar o que a sua própria cidade ou o que as regiões vizinhas oferecem como opção de lazer. Apesar de ser um “bate-volta”, a ideia é conseguir se desligar e desfrutar integralmente do tempo livre.


O staycation pode ser considerado um dos pontos para a retomada do turismo, após as medidas de lockdown, já que muitos especialistas no segmento apontam que o turismo doméstico ou regional será o motor da volta das viagens.


Para os moradores de São Paulo pode parecer difícil relaxar dentro da própria cidade, mas a verdade é que existem várias opções acessíveis tanto de carro, quanto de ônibus. Conheça algumas:

1 - São Roque



O município serrano fica a 70 km da capital, cerca de uma hora de viagem. Conhecida pelas vinícolas, a cidade proporciona vários passeios para os amantes do vinho. Visitas guiadas, degustações e festas temáticas nas épocas de colheita das uvas são algumas das opções oferecidas. Mas não para por aí: o Ski Mountain Park tem pistas de ski e snowboard o ano inteiro, além de um belo teleférico.

2 - Luís Carlos



A charmosa vila localiza-se a 80 km da terra da garoa. Para chegar lá você pode ir até Guararema e depois pegar o trem até Luís Carlos. Com a arquitetura inspirada nas estações ingleses do século XIX, o caminho ferroviário é um passeio a parte. As casas foram construídas em 1920 e recentemente passaram por uma restauração, abrigando agora restaurantes, cafés, pequenas lojas e museus. Como as fachadas são tombadas pela prefeitura, a vila preservou sua aparência de cenário de novelas das seis.

3 - Paranapiacaba



Outro destino histórico é o distrito de Paranapiacaba, no município de Santo André, a 62 km de São Paulo. O patrimônio foi construído para abrigar os trabalhadores da companhia inglesa São Paulo Railway, mantendo o estilo europeu da época e trazendo o charme para a Serra do Mar. É possível visitar a estação ferroviária, as antigas casas dos funcionários, igrejas, museus e até uma réplica do Big Ben. Um expresso turístico até o distrito sai todo domingo da estação da Luz, pela CPTM.

4 - Boituva



A capital do balonismo e paraquedismo fica a 120 km da capital, cerca de 1h 15 min de viagem. Passear de balão e saltar de paraquedas são alguns dos sonhos que podem ser realizados na cidade. A infraestrutura é completa, de professores até aviões. Mas as alturas não são o único atrativo: a região ainda conta com cachoeiras, o Museu do Tropeiro e um parque zoológico.

5 - Wet’n Wild



Localizado na cidade de Itupeva, a pouco mais 70 km de São Paulo, é uma opção de parque aquático próximo da capital. A franquia americana conta com várias atrações especiais e ótimas para visitar em família. Os corajosos podem enfrentar o “Meteor”, o tobogã em cápsula mais alto do mundo, que simula uma queda livre de 40 metros de altura.

#staycation #viagens #bateevolta #turismo #sãopaulo #boituva

LOGO TC CDR W.png