Entretenimento e protocolos de segurança. Como resorts atuam para manter a diversão dos clientes


Para os que já reabriram a saída está sendo a criatividade e o melhor aproveitamento dos espaços ao ar livre

  • Maria Laura Saraiva

Atividades de recreação infantil no Tauá Resort & Convention Atibaia


Imagine ir para o resort dos sonhos sem poder entrar nas piscinas ou dizer ao seu filho pequeno que ele não poderá ir ao playground! Ter a experiência atrapalhada por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19 é uma das preocupações de quem pensa em viajar nos próximos meses - ou o mais rápido possível.

Com a reabertura em andamento em alguns estados brasileiros, os hotéis já estão voltando a funcionar e a colocar os novos protocolos em prática, com o desafio de unir a segurança ao lazer e entretenimento. A Turismo Compartilhado conversou com dois resorts já em funcionamento para entender como as equipes de entretenimento estão atuando neste momento e o feedback dos clientes.

Acampamento com fogueira marca a reabertura do Costão do Santinho


Caminhada pela as trilhas da reserva natural do Morro das Aranhas - uma das atividades de lazer do Costão do Santinho

Os protocolos adotados ganharam até nome próprio no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC): Costão Safe. Também tendo o entretenimento como um dos carros-chefes, a equipe do resort está trabalhando para diminuir riscos e oferecer o serviço “de sempre”.

“Estamos muito engajados na segurança. O Costão Safe inclui um túnel de desinfecção corporal com ozônio, que limpa roupas e objetos sem molhar em apenas 30 segundos. O check-in é feito pelo celular ou presencialmente por senhas, com distanciamento entre atendentes e hóspedes, proteção nas máquinas de cartão de crédito e verificação da temperatura. Máscara e álcool em gel serão oferecidos pelo resort e todas as acomodações serão inteiramente higienizadas com os produtos indicados”, afirma o diretor comercial do Costão do Santinho, Rubens Regis.



As opções de lazer ao ar livre estão sendo priorizadas, como o parque ecológico, a fazendinha, as caminhadas e uma novidade, o cinema ao ar livre. Algumas apresentações que costumam ser feitas dentro de salas estão com o limite mais restrito de hóspedes por sessão. Para os eventos noturnos, a opção foi usar a criatividade e fazer luaus e sunsets, por exemplo. “Queremos que o hóspede possa aproveitar a estrutura do resort, toda a área verde e relaxe em família, com toda a segurança que ele precisa”, complementa o diretor.

Para os pequenos, o Costão oferece uma experiência de acampamento, o Costão do Santinho Camp, com histórias na fogueira, trilhas e lições de escoteiros, tudo acompanhado por monitores. Não só isso, mas se a viagem acontecer fora do período de férias o resort oferece um espaço de estudo, com a supervisão de uma pedagogas, materiais escolares básicos e lanches. Assim as aulas remotas poderão ser aproveitadas mesmo distantes de casa.

A reabertura está sendo feita com 50% da sua capacidade normal de lotação desde o início de junho. Segundo uma pesquisa feita pelo complexo com os hóspedes que já visitaram o resort nessa época, mais da metade dos clientes se considera seguro. Além disso, a experiência foi descrita como “muito além do esperado” e “o melhor dentro das condições atuais” pelos hóspedes.



Tauá cria máscaras infantis personalizadas para incentivar a utilização

O Grupo Tauá de Hotéis - que conta com três complexos turísticos: Tauá Resost & Convention e o Aquapark Tauá Indoor, em Atibaia/SP, o Tauá Resort e Convention Caeté e Grande Hotel Termas de Araxá, ambos em Minas Gerais - é um exemplo de grupo hoteleiro que tem no seu maior atrativo as áreas de diversão como piscinas, quadras, spas, espaços temáticos infantis e até cinema. O departamento de marketing do grupo afirma que a saída foi saber aproveitar os espaços ao ar livre, onde o controle do distanciamento acontece por agendamentos e melhor distribuição das acomodações.

Os complexos em Caeté e Atibaia já estão em funcionamento e o Grande Hotel Araxá ainda não tem data para a reabertura.

“Para evitar aglomerações o check-in é agendado pelo telefone; na entrada dos resorts, há colaboradores medindo a temperatura de todos os clientes, sendo considerado estado febril temperaturas acima de 37,5°C, nestes casos, o hóspede poderá alterar a data da sua reserva e a entrada não será permitida. É obrigatório o uso da máscara para o deslocamento pelas áreas dos resorts durante todo período de hospedagem - elas são distribuídas logo na entrada do hotel. Há totens com álcool em gel disponíveis em todos os pontos de circulação e as mesas e cadeiras na área da piscina externa estão com o distanciamento seguro. Como temos um resort enorme e com a ocupação reduzida, conseguimos fazer isso com muita tranquilidade. Além disso, todos os espaços são higienizados com uma maior frequência”, explica o departamento de marketing do Tauá.



As grandes áreas infantis também foram remodeladas de forma que as brincadeiras aconteçam sempre nos lados externos, como as aulas de arco e flecha, trilha ecológica, oficinas de circo, jogo da velha em 3D e etc. Os trajetos feitos pelos monitores também passam mais vezes pelos totens de álcool e as máscaras das crianças são personalizadas para incentivar o uso. “Também oferecemos piscinas aquecidas na área externa, piscina térmica, Fazendinha do Toninho Cowboy em Caeté e o Tauá Aquapark Indoor aqui em Atibaia, com 16 atrações, que funcionam por agendamento”, diz a equipe do resort.

A tecnologia inovadora também entrou nas estratégias do Tauá, que resolveu investir em um sistema de purificação do ar para trazer mais segurança aos seus hóspedes e menos restrições de espaço: Segundo o resort, “no Tauá Aquapark Indoor, por exemplo, foi instalado nas tubulações de ar condicionado um equipamento com tecnologia Photohydroionization (PHI), que utiliza luz ultravioleta de amplo espectro e alta intensidade para neutralizar poluentes do ar interno, como bactérias, vírus, fungos, gases e odores”.

“Estamos bem satisfeitos pois o índice de satisfação dos hóspedes em nossos formulários de pesquisas está acima do esperado. Recebemos muitos feedbacks positivos no quesito segurança. Investimos em equipamentos e materiais de padrão mundial para uma retomada segura”, finaliza a equipe do Tauá.



#entretenimento #resorts #reabertura #lazer #protocolos #segurança #tauá #costãodosantinho

­

LOGO TC CDR W.png