‘’Novo normal’’ das salas de vendas no tempo compartilhado


Empresas devem se estruturar e planejar para seguir protocolos de saúde e segurança durante a Covid-19

  • Fábio Mendonça

Equipe do Brava Mundo, em Balneário Camboriú


Aquele tradicional atendimento comercial do tempo compartilhado com captador nas ruas, hotéis ou parques, abordando as famílias de forma descontraída, sala de vendas lotadas, com barulho, champanhe e palmas, não será o mesmo por um tempo. Não restam dúvidas que a pandemia da Covid-19 abalou o modelo de negócios da multipropriedade e timeshare, em um primeiro momento salas fechadas, aumento nos pedidos de distratos, desenvolvimento das vendas on-line e agora a parte da retomada, em um ‘’novo normal’’, que deve seguir os protocolos de segurança e saúde das autoridades.


Algumas operações já voltaram às atividades, pois nos destinos sedes já há flexibilizações dos isolamentos e as que ainda não voltaram devem estar se preparando para este novo normal, se adequando e implantando as medidas e treinando as equipes.


A sala de vendas do empreendimento Brava Mundo, em Balneário Camboriú, foi uma das primeiras a retornar às atividades, pois o estado de Santa Catarina flexibilizou o lockdown já em abril. O diretor da New Time, João Paulo Mansano, consultoria responsável pela gestão e vendas do Brava Mundo, conta que a sala de vendas segue os novos protocolos sanitários para os atendimentos: toda a equipe e clientes devem utilizar máscaras durante o atendimento, caso algum cliente não tenha o equipamento de segurança o Brava Mundo fornece para ele, limpeza frequente dos ambientes, tapete com álcool na porta da sala para desinfecção de calçados, entre outras.


Com o objetivo de evitar aglomerações, no Brava Mundo a redução das mesas de atendimento e equipe foi de 60%, o distanciamento entre as mesas e consultores e clientes devem ficar em pelo menos dois metros, além de que o próprio consultor deve limpar a mesa assim que chega alguma família para assistir à apresentação.


Testes de Covid-19 para a equipe


Mesas das salas de vendas da WAM contam com divisória de acrilíco


A WAM, com salas de vendas em vários destinos no país, retornou primeiro às atividades comerciais em Gramado/RS, também seguindo os protocolos e regras das autoridades de saúde. O CMO da WAM, Marco Gonzaga, confirma esses novos procedimentos adotados pelas salas de vendas e equipe: uso de equipamentos de segurança, como máscaras, aventais e luvas, dependendo da função; limpeza intensificada de todos os ambientes e mobiliário, cartilhas e totens informativos para os clientes.

Com a redução de 50% das mesas e do potencial de atendimentos, a WAM em Gramado/RS, primeiro destino a retornar às atividades, teve 30% da equipe das salas reduzidas, e ainda instalou separador de mesa de acrílico para evitar contato direto entre o consultor e clientes, túneis de higienização em algumas salas, adquiriu testes de Covid-19 para todos os colaboradores e instaurou o procedimento de medição das temperaturas e afastamento de colaboradores de grupos de riscos.

Preferência de atendimento com FTB

Dispositivo com álcool gel e banner informativo na sala de vendas da Prime Vacation


‘’Vamos trabalhar com FTB, para diminuir o contato do cliente com mais pessoas durante o atendimento’’, conta o CEO da Prime Vacation, Ronaldo Fagundes, sobre as novidades no processo de vendas para seguir os novos protocolos de saúde e segurança. Contando com salas de vendas em Gramado, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, a Prime Vacation se prepara para a retomada das atividades.

A Prime Vacation ainda optou por adotar dois metros de distanciamento entre as mesas de atendimentos, controle da capacidade de pessoas nas salas, reduzir os atendimentos simultâneos, higienização das mesas após cada apresentação, treinamento com todos os colaboradores e parceiros com médico pneumologista e enfermeira, atendimento preferencial a idosos e pessoas do grupo de risco e ter um revezamento da equipe para nunca ultrapassar o número limite permitido na sala.

Outros procedimentos de saúde e segurança obrigatórios que a Prime Vacation irá seguir: uso de máscaras para colaboradores e clientes, inclusive nas salas de vendas terão máscaras disponíveis para os clientes; uso de ventilação natural sempre que possível; verificação da temperatura; alto padrão de limpeza e higienização; álcool gel em todas as mesas de atendimento e dependências das salas; dispositivo de álcool gel nas recepção com acionamento via pedal; banner informativo na recepção com todas as medidas adotada; cartazes informativos com todos os cuidados que devem ser tomados; divisória de vidro nas recepções para atendimentos; demarcadores de chão para distanciamento nas filas; máquinas de cartão de crédito habilitadas para pagamento via aproximação; fita demarcadora nos apartamentos decorados com caminho permitido para os clientes; evitando contato com os móveis e decorações; caneta para assinaturas higienizadas em saquinhos; bebidas e petiscos lacrados em porções individuais; e sanitização mensal.

Distanciamento de segurança

Segundo o biólogo Bruno William, da consultoria ambiental Sandoverbio, as empresas não necessitam mudar o processo de vendas de impacto, mas devem se adaptar aos protocolos para configuração de sala, de atendimento e postura da equipe. ‘’Devem buscar medidas que promovam o distanciamento de segurança. O próprio cliente pode não se sentir seguro se não houver distanciamento’’.

Captação de clientes também sofre mudanças


Apartamento modelo da Prime Vacation com demarcações de onde os clientes podem pisar


A Prime Vacation adotou a estratégia de ter a captação de clientes mais em pontos ao ar livre e reduzir o número de profissionais por ponto de captação, para evitar aglomerações. ‘’Além disso, todos trabalharão com os EPIs fornecidos para garantir a segurança e prevenção, tanto dos captadores quanto dos nossos clientes’’, afirma Ronaldo Fagundes.

Também seguindo as orientações dos órgãos de saúde, a WAM trabalhará a captação de clientes com distanciamento entre profissionais e clientes, além de todos estarem utilizando luvas e máscaras.

Com a redução da equipe, distanciamento e cuidados de segurança e saúde, o Brava Mundo desenvolveu outras estratégias de marketing para não impactar ainda mais no número de atendimentos nas salas de vendas. ‘’Incluímos algumas parcerias de captação com postos, restaurantes e até uma rede de supermercados na qual o convidado pode optar por seu brinde ser convertido em uma cesta básica que será doada para famílias necessitadas’’, conta João Paulo Mansano.

Impacto na viabilidade financeira da operação


Entrada da sala da vendas da WAM


Com equipes reduzidas e menos atendimentos, significam menos vendas, o que pode comprometer o planejamento financeiro das empresas, que projetavam entradas de certos valores de receitas para tocar o operacional do dia a dia e as obras, e agora devem refazer essas projeções.


‘’Acreditamos em um impacto importante nas vendas’’, confirma Marco Gonzaga, que diz que ainda não é possível dimensionar quanto a operação irá sentir, mas a WAM está estudando os dados atuais para estimar esse impacto.

Segundo Ronaldo Fagundes, desde o início da pandemia e fechamento das salas a Prime Vacation precisou buscar outras formas de receitas, primeiro com a adequação do orçamento da empresa, depois com o Prime Tech, que é um projeto de comercialização pela internet, e intensificando o relacionamento com clientes. ‘’A situação atual forçou a nos reinventarmos e buscar novas alternativas além das vendas presenciais tradicionais’’, afirma o CEO da Prime Vacation. ‘’Agora, com a retomada das salas de vendas temos um incremento na receita, o que vai ajudar na estabilidade do caixa e viabilidade financeira das operações’’.

João Paulo Mansano explica que o Brava Mundo já estava performando abaixo do orçado desde o início da pandemia e estruturou ações especiais para compensar está perda. ‘’A ideia é que façamos ações de vendas especiais para recuperar esse resultado, como em alguns eventos em cidades próximas que são emissoras para o destino. Além da manutenção e aprimoramento das vendas on-line’’.


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