Painel do FOHI 2020 debate guerra tarifária e marketing hoteleiro

Atualizado: Jun 17


Painelistas falaram como reduzir tarifas e como atingir os clientes pelas redes sociais

  • Fábio Mendonça

Maycon Gabry, Thiago Akira, Fábio Passos, Igor Castelo, Nathália Borghi e Augusto Rocha


Como utilizar a internet e redes sociais para atingir e conquistar os clientes e não precisar abaixar os preços das tarifas e como o marketing pode ajudar isso, principalmente nesta época de pandemia da Covid-19? Para tentar responder essas questão e outras mais, foi realizado o painel ‘’Marketing e Precificação: como fugir da guerra de preços e atrair o hóspede ideal usando canais digitais como o Instagram e Google’’, no Fórum Online de Hotéis Independentes 2020 (FOHI), na tarde de hoje, 16/06, com participação de Fábio Passos, consultor de negócios e professor de hotelaria e turismo; Nathália Borghi, fundadora da Viver de Pousada; Augusto Rocha, VP de vendas e marketing da PMweb; Igor Castelo, gerente de RM da Amarante Hospitalidade, Igor Castelo; e do consultor de marketing Thiago Akira. O FOHI acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho.


Fábio Passos disse que a guerra tarifária entre hotéis já está acontecendo, mas ele não enxerga que seja o melhor caminho para as redes hoteleiras seguirem. Para ele, cada hotel deve entender quais os seus custos, quanto custa as tarifas e qual a margem de lucro, para definir se pode abaixar ou não a tarifa.


‘’O que posso melhorar na minha hospedagem para oferecer uma tarifa justa. Tem que ser criativo. Você não está fazendo uma guerra, está dando oportunidade para seus clientes de compra antecipada e gerando fluxo de caixa antecipada, o que todos precisam neste momento’’, afirmou Fábio Passos.


Nathália Borghi explicou que as pequenas pousadas não têm condições de entrar na guerra tarifária com as grandes redes hoteleiras. ‘’Elas não têm margem para grandes promoções de 40% a 50% como grandes redes’’. Para ela, uma forma de concorrer com preço, para ainda ter margem de lucro, as pousadas devem rever os controles de custo, evitar desperdícios, renegociar contratos. ‘’Dessa forma, pode se redefinir o valor da tarifa, é o momento para a pequena pousada se profissionalizar’’.


Porém, a fundadora da Viver de Pousadas alertou que muitos clientes devem procurar pequenas hospedagens nesse momento, para evitar aglomerações e locais mais agitados. ‘’É o momento de todos se reinventarem’’.


Igor Castelo contou que a Amaranto Hospitalidade irá reabrir seus hotéis em setembro e os investidores da rede hoteleira deu total liberdade para os gestores definirem o tarifário. ‘’Desenhamos um tarifário que todos achamos confortável, que oferece viabilidade para os hotéis’’, disse. ‘’Conforme essa tarifário realizaremos inovações’’.


O gerente da Amaranto explicou que a rede trabalha com promoções, mas sem entrar em guerra. ‘’Se tiver um cliente que quer um desconto, nós oferecemos se ele pagar à vista. Corresponde a 50% de nossa receita hoje. O cliente viu benefício nesta promoção’’.


Ações de relacionamento


De acordo com Augusto Rocha, os hotéis e resorts devem continuar o relacionamento com clientes neste momento de pandemia, criando alternativas mesmo sem hospedagem. Ele lembrou que os hotéis e resorts que realizaram ações de relacionamento tiveram melhores ocupações na retomada, nos destinos que já reabriram.


Thiago Akira explicou que o Instagram é principal canal de rede social dentro do turismo atualmente e ele alertou que cada mídia social tem uma forma diferente de trabalhar, com conteúdo diferentes, mas não há uma mais importante que a outra. ‘’As pessoas estão no Instagram para entretenimento. O conteúdo é diferente dos canais do Google e Youtube, que devem ser mais informativos.


Para Akira, o conteúdo do Instagram deve estimular o desejo, para chamar a atenção. Para diferenciar das outras empresas do segmento, o consultor de marketing sugere a seguinte estratégia: ‘’ bom conteúdo e direcionamento de mídia, que estimule desejo e tenha informação’’.

#hotelaria #tarifário #marketing #redessociais #fohi2020

LOGO TC CDR W.png