Parques de Gramado voltam a ser fechados temporariamente


Região da Serra Gaúcha tem aumento de casos de Covid-19. Hotéis ainda podem operar


Após ter a reabertura do turismo autorizada pelo poder público em maio, com a flexibilização das atividades econômicas, a cidade de Gramado/RS deverá seguir novas medidas restritivas a partir desta segunda-feira, 15/06, por conta do aumento de casos de Covid-19 na região da Serra Gaúcha, como a suspensão das atividades de comércio, parques e serviços não essenciais.


As cidades da Serra Gaúcha, incluindo Gramado e Canela, foram avaliadas de acordo com o modelo de distanciamento controlado estabelecido pelo Governo do Rio Grande do Sul para combater a pandemia, passando da bandeira laranja para a vermelha. O modelo estabelece quatro bandeiras: amarela, laranja, vermelha e preta; classificadas de acordo com o risco: baixo, médio, alto e altíssimo, respectivamente. Os itens avaliados para estabelecer a cor da bandeira são: número de internações, a capacidade disponível no sistema de saúde e a velocidade de propagação do vírus.


Como parques turísticos ou temáticos são considerados serviços não essenciais deverão ter suas atividades suspensas. Antes desta nova medida os parques estavam operando com 50% da capacidade. Já hotéis não deverão ser fechados, mas terão que reduzir a capacidade de ocupação de 50% para 40%.


Em comunicado, a prefeitura de Gramado enfatizou que essa situação de aumento de casos de Covid-19 não acontece em Gramado, mas nas outras cidades da Serra Gaúcha. “Lamentamos e não consideramos justa esta classificação já que Gramado não contribuiu para isso. Pelo contrário, estamos tomando todas as medidas necessárias para o controle da pandemia. Infelizmente a flexibilização do funcionamento das atividades econômicas que estamos adotando foi revogada pela nova norma do Estado”, disse Fedoca Bertolucci, prefeito de Gramado.

#gramado #turismo #parques #covid19

LOGO TC CDR W.png