Quebre o círculo da negatividade


Artigo de Ricard Massó, fundador da IMG International


Vamos supor que você está com problema no namoro, você está preocupado com algum parente seu que está doente, e por sorte do destino, ao atender uma mesa, a venda acontece.


Isso é possível, não é?


Ao conseguir uma venda, o tamanho dos seus problemas diminuiu?


Acredito que sim.


A sorte do destino pode te levar a uma mesa com fechamento, e te deixar emocionalmente melhor. Mas, é necessário esperar por isso para ficar melhor, ou você pode controlar o cenário, para diminuir suas preocupações?


Após essa breve reflexão, você já entendeu que cuidar do seu estado de equilíbrio emocional é um processo mais seguro do que apostar numa venda que aconteça por um milagre do destino, certo?


Você consegue chorar olhando para cima? É quase impossível.


Essa lógica está relacionada como a Programação Neurolinguística (PNL).


Quando acordo de manhã, e me olho no espelho escovando os dentes, fazendo a barba, ou penteando os quatro fios de cabelo que ainda tenho, começo a programar o que eu espero do meu dia.


Nesse momento eu estou condicionando a maneira como eu pretendo me comportar.


Por meio dessa reunião que eu realizo comigo, eu posso contribuir para que o meu dia seja muito melhor do que ele poderia ser, com alguns contratos fechados, independente da sorte.

Com isso, posso encontrar outro nível de estado emocional, condicionado pelas minhas intenções.


É muito comum as pessoas cometerem o equívoco de falar a seguinte frase:


“Vou esperar minha vida ser perfeita, para ter um comportamento perfeito no trabalho, e ganhar muito dinheiro”.


As pessoas reclamam dos seus fracassos, e utilizam a imperfeição da própria vida como justificativa para não evoluir.


Esse é o círculo da negatividade.


Você quer mudar esse círculo na sua vida? Então se condicione a dar o melhor de você.


Um dos erros dos consultores é prejulgar o casal e tentar adivinhar o futuro. Isso está muito associado ao fato de querer ter uma bola de cristal. A cabeça dos consultores se enche de pensamentos do tipo:


“Será que esse casal vai comprar?”


“Eles darão pouca ou muita entrada?”


“Se esse casal comprar, a esposa vai querer, mas o marido não. Um vai querer uma parcela alta e o outro deve preferir uma parcela baixa”.


E assim, eles continuam tentando (sem sucesso), adivinhar o futuro.


Enquanto você está fazendo isso, você não está focado no casal que está na sua frente, que é justamente o que você deveria fazer.


A falta de foco é um problema comportamental, e tem como consequência uma reunião no qual você está presente fisicamente, mas o seu psicológico está bem longe daquela mesa de vendas.


Essa concentração é o que determina se as distrações vão aparecer ou não.


Então, quando você estiver na mesa de vendas, se esforce para estar numa espécie de “iglu imaginário”, que é uma metáfora sobre estar focado e presente para o que está acontecendo naquele exato momento.


Como isso evita problemas comportamentais?


Se você está focado no que você está fazendo, e não fica pensando no que o casal vai comprar, você se torna veraz e transparente, porque está sentindo cada palavra que o casal está transmitindo, e empolgado, porque está vivendo o momento, sem pensar em nada além daquilo.


Tudo isso é um sentimento que o casal quer sentir ao lhe encontrar. Eles querem um ser verdadeiro na frente deles.


As famílias se tornam proprietárias de férias através de consultores, e eles precisam ser humanos e verdadeiros, com seus defeitos e qualidades.


Se a sua tia, por exemplo, está doente, e essa é a sua justificativa para não vender, saiba que dessa situação você pode tirar uma motivação para que o seu dia seja melhor.


É uma questão de ponto de vista.


Você pode falar para o casal:


“Não estou no meu melhor dia, mas, quando eu vi a ficha de vocês eu fiquei feliz, porque atender famílias é o que eu mais gosto. Minha tia não está legal, mas agora eu tenho a oportunidade de esquecer um pouco disso, e montar um futuro de férias para vocês, ou pelo menos levá-los a saber como isso é possível”.


Se o casal te entende e vive essa empolgação com você, eles compram, e a venda vai acontecer.


Não esqueça: A venda é consequência de vários comportamentos positivos que te levam ao sucesso.


Essa foi a minha reflexão de hoje. Convido você a seguir a página do Instagram @umdiariodetimeshare, para acompanhar insights diários sobre o mercado.

Ricard Massó

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